FONTE: https://purificatta.com.br/a-importancia-do-descarte-de-oleo-adequado/

Você sabe a importância do descarte de óleo correto? Por seus efeitos danosos à rede de esgoto e ao meio ambiente, o óleo de cozinha não deve jamais ser jogado na pia ou nos bueiros. O produto deve ser armazenado e encaminhado para a reciclagem.

Mas você sabe o que fazer com o óleo de cozinha usado? Como armazená-lo para reciclagem? Veja, em seguida, por que é tão importante fazer o descarte de óleo corretamente.

Por que o óleo nunca deve ser jogado na água

Em primeiro lugar, você precisa saber que os óleos são formados por substâncias insolúveis em água (lipídeos). Também conhecido como óleo vegetal, esse líquido é uma gordura extraída, em sua grande maioria, das sementes das plantas. A diferença tem relação com a temperatura: a 25°C, o óleo vegetal é líquido e a gordura é sólida.

Os óleos extra virgens ou virgens precisam apenas de uma filtração para que as partículas sólidas sejam retiradas após o processo de prensagem. Já o óleo bruto é extraído por meio de um solvente e passa por muitas outras fases para ficar pronto.

Evite entupir encanamentos

Essas substâncias não podem ser jogadas em pias, bueiros ou ralos porque podem entupir os encanamentos e também poluem a água. A gordura acumulada nos canos das residências vai parar na caixa de gordura, que armazena a gordura proveniente das pias.

Quando isso ocorre, é necessário um processo trabalhoso para limpar a caixa de gordura e o encanamento, aumentando em até 45% o custo do tratamento do esgoto. Sem contar que a sujeira atrai insetos, baratas e ratos.

A outra parte do óleo descartado que passa pelos encanamentos e não fica retida na caixa de gordura pode seguir para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ou diretamente para os rios ou o mar. O óleo misturado com água e outros resíduos passa por uma rede coletora, e dessa forma, pode obstruir o fluxo de esgoto.

Na natureza, o óleo altera o pH e provoca a diminuição de oxigênio dissolvido na água, por meio da atividade de micro-organismos que degradam o óleo e ao mesmo tempo consomem muito oxigênio, levando à morte da fauna aquática. Apenas um litro de óleo despejado nos rios polui até um milhão de litros de água. Além disso, o óleo contamina o solo e o lençol freático e também o impermeabiliza, causando enchentes.

Esses alagamentos vão espalhar os resíduos do óleo e com o calor e se transformar em gás metano, que favorece o efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global.

E o que fazer com o óleo?

Mas o que você pode fazer com o óleo de cozinha? É nessa hora que o Programa Reciclar Social entra. Após utilizar o óleo de fritura velho, você pode armazená-lo em uma garrafa PET e coloca-lá em nosso biocoletor. Utilize um funil para facilitar a entrada do óleo na garrafa. Se houver resíduos de comida, peneire-o. Lembre-se de fechar bem as garrafas para evitar vazamentos, mantendo o produto também fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Após preencher algumas garrafas PETs, procure empresas e ONGs especializadas (Programa Reciclar Social) neste tipo de coleta seletiva. Procure saber o local mais próximo de sua casa e informe-se sobre quantos litros são necessários para realizar a entrega.

O óleo descartado corretamente é utilizado na produção de biodiesel. Isso economiza matéria-prima, incentiva a reciclagem e preserva o meio ambiente.